Problemas e Soluções


EFLORESCÊNCIA Causa: Acontece quando a tinta foi aplicada sobre reboco úmido ou devido à infiltração. Isso ocorre devido à migração de umidade do interior para o exterior em paredes de reboco novo ou velho, cimento, fibro-cimento, tijolos etc., carregando consigo sais solúveis. Enquanto a umidade ou os sais solúveis não tiverem sido totalmente eliminados, a situação persistirá.

Correção: Eliminar eventuais infiltrações. Aguardar a secagem da superfície. Raspar a superfície afetada. Aplicar uma demão de Fundo Preparador de Paredes.


SAPONIFICAÇÃO São manchas que aparecem nas superfícies pintadas, provocando retardamento indevido da secagem dos esmaltes e tintas a óleo, deixando a superfície pegajosa.É causada pela alcalinidade natural do cal e do cimento que compõe o reboco. Essa alcalinidade, na presença de certo grau de umidade, reage com a acidez característica de alguns tipos de resina..

Correção: Remover a tinta com uso de Aguarraz Coral Dulux. Aplicar uma demão de Fundo Preparador de Paredes. OBS: Em caso de reboco novo, deve-se aguardar a sua cura/secagem (no mínimo 30 dias)..


DESAGREGAMENTO É o descascamento da pintura da superfície juntamente com partes de reboco, tornando-se esfarelado:

Causa: Ocorre quando a tinta é aplicada sobre superfície de reboco novo não curado, ou quando há infiltração de umidade.

Correção: Reparar partes soltas. Corrigir as imperfeições profundas do reboco. Aplicar uma ou duas demãos de Fundo Preparador de Paredes.

OBS: Em caso de reboco novo deve-se aguardar a sua cura/secagem (no mínimo 30 dias).


MANCHAS CAUSADAS POR PINGOS DE CHUVA São manchas que aparecem na superfície recém pintada, devido a pingos de chuva isolados.

Causa: Os pingos de chuva provocam a extração de substâncias solúveis que afloram e mancham o filme da tinta.

Correção: Lavar toda a superfície com água.

OBS: É importante que a lavagem da superfície seja feita o mais rápido possível, pois após alguns dias as manchas permanecerão, o tempo de cura/secagem da tinta látex é de 20 dias.

OBS:Os acabamentos acetinados e semi-brilho possuem uma maior resistência a esse tipo de ocorrência.


DESCASCAMENTOS EM ALVENARIA Pode ocorrer quando a pintura for executada diretamente sobre superfícies pulverulentas (pó) como: caiação, partes soltas, reboco novo não selado ou gesso. Causa: A aderência da tinta sobre a superfície pulverulenta não é boa, ocasionando o descascamento.

Correção: Raspar ou escovar a superfície até a remoção total de partes soltas ou mal aderidas. Aplicar uma ou duas demãos de Fundo Preparador de Paredes, ou Direto no Gesso (Coralgesso), no caso de superfícies de gesso. Repintar.


BOLHAS EM PINTURAS SOBRE ALVENARIA Causa 1: Podem ocorrer quando for aplicada massa corrida PVA em exteriores e locais onde tenha contato direto com a água, pois o produto é indicado apenas para superfícies internas.

Correção: Remover através de raspagem toda a massa corrida PVA. Aplicar Fundo Preparador de Paredes. Aplicar Massa Acrílica.

Causa 2: Em repintura sobre tinta de má qualidade ou excesso de camada de tinta, a umidade da tinta nova pode se infiltrar na antiga e provocar bolhas.

Correção: Raspar, remover e lixar as áreas afetadas. Aplicar uma demão de Fundo Preparador de Paredes . Repintar.


ENRUGAMENTO Possíveis Causas:.

• A tinta é aplicada em uma camada muito espessa (mais provável com uso de tintas alquídicas ou base óleo)..

• Pintura realizada sob condições extremas de calor ou frio. Isso faz com que a camada mais externa do filme seque mais rápido, enquanto que a camada de baixo ainda permaneça úmida..

• Expor uma superfície, que não esteja totalmente seca, à muita umidade..

• Aplicação de uma camada de tinta, sem que, o selador esteja totalmente seco..

• Pintura sobre superfície suja ou engordurada..

Soluções:.

• Raspe ou lixe a superfície para remover a camada enrugada. Antes de aplicar um selador, certifique-se de que a superfície esteja totalmente seca. Repinte o local, evitando fazê-lo sob condições extremas de temperatura e umidade..

• Utilize uma tinta para Interior de alta qualidade.


CRATERAS Este problema ocorre devido à presença de óleo, graxa ou água na superfície a ser pintada, e também quando a tinta é diluída com materiais nãorecomendados como gasolina, querosene, etc. Para corrigir, recomenda-se:

• Remover toda a tinta aplicada através de espátula e/ou escova de aço e remove-dor apropriado.

• Limpar toda a superfície com AGUARRÁS, afim de eliminar vestígios de removedor. Deixar secar e pintar.


FISSURAS São trincas estreitas, rasas e sem continuidade.

Causa: Tempo insuficiente de hidratação do cal antes da aplicação do reboco ou camadas espessas de massa fina.

Correção: Lixar e raspar a superfície, eliminando o pó, partes soltas etc. Aplicar uma demão de Fundo Preparador de Paredes. Aplicar três demãos de Coral Sol e Chuva.


TRINCAS Causa: De modo geral, são causadas por movimentos da estrutura.

Correção: Consultar empresa especializada para solução do problema.


MANCHAS AMARELADAS EM PAREDES E TETOS Causa 1: São provenientes de gorduras, óleos, fumaça de cigarro (nicotina) ou poluição.

Correção: Lavar a superfície com uma solução de água e detergente à base de amoníaco. Deixe secar. Repintar.

Causa 2: No caso de superfície de gesso, são provenientes de extração de solúveis pertinentes ao gesso, pela umidade.

Correção: Como paliativo, aplicar uma demão de Fundo Sintético Nivelador Coral Delux. Lixar. Remover o pó. Repintar.

Facebook